Antivirus para Android, é importante?

Uma das grandes discussões sobre os aparelhos celulares é quanto o uso de Antivirus para Android. Sim ou não? Eis a questão. O que vamos fazer agora é um apanhado do que é dito sobre o Malware que pode infectar seu aparelho e como evitar que isso aconteça, com ou seu o uso do Antivirus.

Antivirus para Android

Eles estão por ai, em arquivos que são aparentemente inofensivos, mas que podem causar grandes prejuízos, como o roubo de dados bancários.

Vejamos o que é o Malware.

O termo composto pela fusão das palavras malicious (malicioso) esoftware denota software projetado “para o mal”, ou seja, criado por criminosos para infectar um computador, causando prejuízo para a vítima e, de alguma forma, lucro para seu autor.

Antigamente eles eram destinados aos PCs, mas com o crescente uso de smartphones houve uma migração de Malwares para os celulares. Principalmente os Android. Justamente pela quantidade de aparelhos que uso esse sistema operacional.

Para piorar eles estão cada vez mais sofisticados e perigosos. O que nos remete a pensar nos Antivirus para Android. Mas eles são suficientes para nos proteger?

A resposta inicial é não. Uma série de atitude pode funcionar muito bem para evitar seu aparelho seja infectado. As mesas recomendações que são dadas para o uso de PCs, quanto a visita a sites suspeitos, fornecer dados a sites que não inspirem confiança e abrir emails de desconhecidos, devem ser adotadas para os Smartphones.

Malware entra em um Smartphone da mesma forma que entra num PC: através de links enviados via spam, de carona em Apps piratas ou entregue por anúncios que prometem “acelerar o PC”, “remover vírus” ou coisa parecida, exibidos em sites infectados. Felizmente é fácil se proteger. Continue lendo para descobrir como se proteger.

Muitas vezes o perigo se disfarça por trá de propagandas ou anúncios aparentemente  inofensivos. Ali podem estar os Spyware, uma subcategoria do Malware que espiona e captura dados bancários ou pessoais dos usuários.

Medidas simples que vão te proteger

Não instale Apps de fontes desconhecidas. Normalmente o Google play só distribui aplicativos de fontes conhecidas. Mas o usuário pode desabilitar a ferramenta de segurança e instalar manualmente arquivos com a extensão APK. Caso não seja um desenvolvedor não recomendamos que faça isso.

Não abra links suspeitos. Pode parecei algo óbvio,  mas muitas vezes somos seduzidos por um jogo de palavras ou imagens, e somos fisgados. Acredite há pessoas que “trabalham arduamente” para bolar formas de capturar seus dados.

Não instale APPs piratas. Além de ser ilegal e imoral a pirataria traz junto o risco de te lesar. Vários Malware são instalados assim.

Não acredite em tudo que vê ou lê. Pois é, nem sempre o que vemos é o que parece. Como disse antes, a pessoas que trabalham para te enganar. Mensagens do tipo: 30 ameaças foram detectadas ou Seu aparelho está lento!!,  são iscas para que você clique e caia na armadilha.

Atenção viu!

Preciso de um Antivirus?

Antivirus para android

Se observar as dicas dadas você já estará bem protegido. Não tendo necessariamente que instalar um Antivirus. Mas se mesmo assim achar que deve não tem problema. “O seguro morreu de velho”. Eles além de proteger de Malware oferecem outros recursos bem interessantes, como backups de dados ou a localização do seu Smartphone.

Sugiro o uso de Antivirus de empresas mais conhecidas, como:

  • Avast;
  • Kaspersky;
  • AVG, ou;
  • Symantec.

Não vou agora apontar melhores ou piores Antivirus para Android. Não por agora. Mas tem como você consultar a eficiência de cada um no site AV-test.org.

Espero que o artigo seja útil e te ajude. Não esqueça de curtir ou compartilhar nosso conteúdo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *