O que é Snapdragon?

Toda vez que ouvimos falar que um aparelho X ou Y vem com um processador Snapdragon achamos que é uma coisa muito boa. Mas se você, assim como eu não é um profundo entendedor, mas um consumidor de tecnologia, deve ficar se perguntando: afinal, o que é Snapdragon? Neste post vamos explicar o que é e o que ele faz. Vejamos o que temos de informação disponível.

O que é Snapdragon da Qualcomm?

Snapdragon é uma família de system-on-a-chip com processadores baseados na arquitetura ARM para dispositivos móveis produzido pela Qualcomm. Todos os membros da família Snapdragon integram o processador, a GPU, os circuitos para GPS e o modem para as redes GSM e CDMA. Também encontram-se integrados atualmente os circuitos para câmera digital, Wi-Fi, Bluetooth, núcleos DSP e codecs para áudio e vídeo.

Qualcomm:

Qualcomm é uma empresa estado-unidense fundada em 1985 que produz os chipsets dos celulares de tecnologia CDMA e W-CDMA.

A empresa é também responsável pelo cliente de e-mail Eudora e pela plataforma de criação de aplicativos para celulares Brew. Também é proprietária da marca Snapdragon que produz processadores para smartphones. Teve uma parceria com a Tectoyna produção do console de videogame Zeebo.

Criar um processador de dispositivo móvel com essas características, onde ele conseguem incorporar em um único chip diversas funcionalidades comuns a esses dispositivos, diminui o custo total de manufatura e a complexidade do hardwares dos dispositivos. Este é um dos grandes fatores de sucesso do Snapdragon.

A linha Snapdragon surgiu no final de 2008 com uma versão single core de 528 Mhz, produzidos pela empresa Qualcomm.

Os CPUs são baseados em tecnologias licenciadas da ARM. A Qualcomm implementa melhorias sobre os projetos licenciados da ARM como: maior número de instruções decodificadas simultaneamente, execução fora de ordem, pipeline com mais estágios, garantindo uma maior taxa de DMIPS/MHz (desempenho).

Um dos maiores sucessos do ramo, ele equipa hoje grande parte dos dispositivos móveis de diversos fabricantes como LG, Samsung, Asus, Motorola, Nokia e HTC em dispositivos com SO Android e Windows Phone.

Diferentes implementações de CPU foram utilizadas na linha Snapdragon baseados na arquitetura ARMv7. Existem versões com até 8 cores de CPU por chip.

Espero ter sido claro. Qualquer coisa deixe seu comentário logo abaixo.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *